10 junho, 2008

7 janelas para um mundo melhor

Notícias sobre desigualdade, terrorismo, violência, nos abortam as esperanças a cada dia. Tudo parece estar pela hora da morte. Mas estudos sobre essas tendências mostram que, entre as tais nuvens negras, as mudanças são positivas.

A idéia de que antigamente o mundo era mais tranqüilo não é mentira. Acontece que as notícias, especialmente as ruins, nos chegam mais rápido que na época nos nossos avós. É verdade, o imediatismo nos aproxima do fato, seja a violência urbana do transito de São Paulo ou um atentado terrorista em Madri, por exemplo.

Todo esse pessimismo nos tampa a visão, e deixamos de perceber atos de solidariedade, compaixão e bondade. Somos os responsáveis pelo retorno dos valores de família, melhoramentos nas relações de trabalho, preservação da natureza. Cada pensamento e atitude são contribuintes de um futuro melhor. Agora vamos olhar por entre as 7 janelas do nosso futuro!

1- Relacionamentos_Qualquer maneira de amor valerá

Liberdade em alta, preconceito em baixa. Os relacionamentos afetivos tornam-se mais verdadeiros e igualitários. A junção terá base na vontade de viver de verdade um relacionamento, não mais por interesses antigos como necessidade de segurança ou procriação. Inventamos novas formas de convívio, alguns escolhem não mais casar, só morar junto, ou até mesmo morar em casas separadas. Ficar sozinho será visto como uma decisão pessoal, especialmente para as mulheres. E se elas escolherem ficar em casa para cuidar dos filhos ou da casa, será uma escolha, delas.

Os homossexuais terão mais espaço na sociedade, a união civil será mais fácil, garantindo os direitos comuns a qualquer cidadão. Direito a herança ou adoção de filhos, por exemplo. A homofobia existirá, em menor grau.


2- Trabalho_Menos empregos e mais trabalho

Trabalho e qualidade de vida, obrigação e liberdade pessoal, menos empregos fixos e mais contratos temporários. Esse é o nosso cotidiano profissional. As novas tecnologias nos permitem um suporte ao trabalho independente, sem vínculos. Haverá menos empregos tradicionais, e aumentará a demanda dos terceirizados. O autoconhecimento será fundamental para que cada um possa vender teu próprio peixe. A relação entre chefe e empregado muda. Será difícil alguém ser autoritário e pisar em seus subordinados como é comum, pois correrá o risco de perder bons parceiros.
_______
Amanhã conheceremos mais duas janelas, Saúde e Espiritualidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

É...olhando por este lado, apesar de tantas coisas absurdas que vem ocorrendo,que as vezes nos fazem pensar até que o mundo deve estar msm acabado, existem muitas melhoras. Legal vc ressalta-las e nos lembrar que podemos acreditar num futuro melhor..
Bjs amiga linda!!!