É uma vergonha ver no que a cidade do Rio de Janeiro se transformou. Mas se o Rio está assim não é porque ele quis, é porque escolheram para ele. Uma população jogada as traças, a mercê de bandidos cruéis e policiais incompetentes e corruptos. Bandidos esses que não escolhem nascer bandidos, alguém escolheu por todos eles. Escolheram também lhes dar um salário de fome e moradia precária. Entrar para o crime no Rio é fato consumado nas favelas, poucos são os que conseguem trabalhar honestamente e sustentar uma família, com o mesmo salário de fome.
_
Este desabafo não é para abonar tampouco justificar a atitude vil de um bandido, e sim para enxergar a realidade bem diante de meus olhos, e dos seus olhos. A bendita classe média, com sua podre acomodação, também fomentou e fomenta o crime organizado e desorganizado, porquê não? Porque só jogar a culpa nas costas dos outros? Por que enquanto a minha situação está confortável eu dou de ombros para todo o resto a minha volta. E olha o que tem a toda volta dos prédios maravilhosos de São Conrado, do Leblon, dos bairros chiques do Rio. A simples e pura realidade, FAVELA. E quem as criou? Todos nós.
_
Enquanto isso não muda, pessoas morrem, inocentes, em meio ao fogo cruzado. Lamentável tudo isso. Lamentável a atuação de políciais, lamentável a declaração do secretário de segurança do Rio, ao dizer que o caso da Tijuca foi isolado. Lamentável saber de fato que o Estado dispõe de policias destreinados para garantir a nossa segurança. Lamentável ver um filho de 3 anos baleado e você sem poder agir, simplesmente porque esses filhos da mãe não param um segundo de disparar tiros ,tiros e mais tiros no carro errado. O Rio vive uma barbárie sem tamanho.
_
É isso.
3 comentários:
É uma vergonha (só isso?) ver no que nós todos nos transformamos. Nós somos cúmplices disso tudo aí.
engrosso o coro shirlei, alguns passivos, outros ativos, porém, todos cúmplices. daqui um tempo, curto tempo, seremos indiciados, julgados, culpados. se não aqui, nas leis do Criador.
Às vezes sinto vergonha de ser carioca e alívio por ter saído da cidade, mesmo que a princípio não tenha sido por vontade própria. Esse é um problema e responsabilidade de todos. A população tem que participar cobrando, manifestando, mostrando indignação e até escrevendo em blogs.
Postar um comentário