08 setembro, 2008

Campanha do Voto Nulo

A Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (o povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos - forma mais usual. O nosso voto é um instrumento de participação nesta tal democracia, sob o qual exercemos um direito conquistado ao longo da história, antes até de ser uma obrigação. É aprimorando o processo eleitoral e as leis que se terá um país melhor governado, organizado e representado. A nós cidadãos, de forma organizada, cabem cobrar resultados, além de participar com nosso voto.

Este movimento não tem interesse em anular qualquer eleição. O objetivo é mudar o sistema político e não dá para fazê-lo continuando a concordar. Com um sistema político eficiente, o peso dos candidatos é menor.

O fato do voto nulo não anular a eleição, não tira o seu mérito, que é o de deixar claro que você não concorda com o sistema atual e não irá participar dele. Se mesmo com um forte movimento de protesto através do voto nulo, a suposta parcela de bons políticos não fizer nada para mudar o sistema, ficará comprovado que essa parcela se quer existe.

Na prática, votar em branco é a mesma coisa que votar nulo. Tanto um quanto o outro são descartados de qualquer contagem. Porém preferimos usar o termo voto nulo, porque em um sentido figurado reflete melhor a idéia de protesto.

Se não há candidato não vote. Se não concorda com o sistema político atual, não vote. Não prefira o ruim ao invés do pior. É tolice concordar com esse sistema e continuar nesse círculo vicioso. O sistema político atual está falido. Primeiro mudamos o sistema, depois mudamos os políticos. O sistema deve ser capaz de lidar com a corrupção.

Não é utopia: a revolução político-social é possível; está justamente às nossas mãos, homens do povo; e podemos realizá-la sem violência. Mas, para que isso aconteça de verdade, é preciso votar nulo.

Os partidos não são partidos, no sentido próprio de que cada um significa um projeto distinto de ação política. Todos representam os mesmos interesses, da elite.

Neste quadro, necessário é concluir que, PMDB, PFL, PSDB, PTB, PL e agora a mais nova remissão da corrupção nacional, chamada PT, constituem todos, um só partido. Tudo farinha do mesmo saco.

O mais ruim e o menos ruim são essencialmente uma coisa só. A irrelevante diversidade de cada um, não passa de genuína fraude eleitoral, visando a dar ao eleitor descontente o ilusório entendimento, a cada pleito, de que, mudando de candidato ou de partido, estará operando alguma mudança real.

Palavras do filósofo italiano Gianni Vattino: “A democracia tal como a praticamos já não funciona; transformou-se em um sistema que idiotiza as pessoas para criar consensos favoráveis às classes governantes”.

É preciso agir, é preciso mudar. Tudo depende de nós, habitantes de um país fraudulento. Para que não se prolifere ainda mais essa sujeira, votemos nulo. Que não seja para anular s eleições com veemência, mas que seja dado o ponta pé inicial de uma grande revolução, para melhor.

Comece agora, na sua cidade, com as eleições municipais. Procure saber de verdade o que os candidatos fizeram, fazem e prometem fazer. Acompanhe lado a lado essa campanha. Se for para votar, que seja com consciência e sabedoria. Porém, não desperdice seu voto.

Na dúvida, Vote Nulo!

_
www.votonulo.org
www.robertoleite.assisfonseca.com.br
_
Assine este protesto!

4 comentários:

Brunna Monteiro disse...

Isso aí, Rê! Tô contigo. :)
Esse texto é seu? Quero copiar pro meu blog.
Amo!
Saudades!
Bjs

Anônimo disse...

Keyla Pessôa
Assino embaixo :)

Anônimo disse...

Renata,
Veja o texto do Zuenir hoje no Globo. O texto fala de um grupo no Rio que quer servir para cobrar ações de nossos políticos. Acho essa alternativa mais viável que votar nulo. Votar nulo para mim representa só dizer que não gosto da forma que está, mas como posso mudar???
Acho que o grupo liderado pela Rosiska no Rio tem um modelo que podemos seguir.
beijocas

Pri disse...

Tbm acho que alguma coisa tem que ser feita.Mas concordo com a Bia. Tmb li o texto do zuenir e achei muito interessante a iniciativa do grupo que terá o objetivo de as ações dos políticos. Acho que dese ser um primeiro caminho..Temos que fazer nossa parte, que não é apenas votar, mas tambémk cobrar os resultados..
Bjaao